Câmara Municipal de Gondomar

Gondomar homenageia antigos combatentes
publicado a 11 de Outubro de 2019

O Dia Municipal do Combatente foi celebrado, hoje, junto do Memorial de homenagem aos combatentes mortos na Guerra do Ultramar, em Fânzeres, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

“Uma homenagem justa, em nome de Gondomar, mas também da minha geração”. Foi desta forma que Marco Martins caracterizou a celebração do Dia Municipal do Combatente de Gondomar, proposto e aprovado pela Assembleia Municipal de Gondomar no ano de 2013.

Nos últimos seis anos, Gondomar tem homenageado os combatentes do concelho de Gondomar, falecidos nos quatro cantos do mundo na nobre missão de defesa da Pátria, nos vários teatros de operações militares. “É também deles o esforço na construção do Portugal de hoje que, mesmo com todas as ameaças, é um exemplo de democracia, paz, estabilidade e integração”, destacou o autarca.

Por sua vez, o Secretário do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, Coronel António Jorge Sousa Machado, salientou a importância das homenagens que, como esta, são promovidas pelo poder local. “Os combatentes portugueses, de Ourique à República Centro Africa, são sempre os mesmos, trazendo consigo a Pátria no coração”, frisou.

A comemoração contou também com a deposição de coroas de flores, toque de silêncio e de sentido pela Guarda de Honra, bem como evocação religiosa e canto do Hino Nacional.

O Dia Municipal do Combatente de Gondomar presta homenagem aos combatentes do concelho de Gondomar, que tombaram na nobre missão de defesa do país na I Grande Guerra, na Guerra do Ultramar e, mais recentemente, nas missões de apoio à Paz sob a égide das Nações Unidas, da organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia.