Gondomar a Inovar 1.0 abre horizontes em Campo Maior
publicado a 18 de Novembro de 2015

Algumas dezenas de participantes na semana social Gondomar a Inovar 1.0 participaram, hoje, numa visita a várias instituições e empresas do Grupo Nabeiro, em Campo Maior. Objetivo: observar, “in loco”, alguns dos caminhos que é possível trilhar na área da responsabilidade social das empresas, numa perspetiva de empreendedorismo social sustentável. O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, acompanhado de vários membros do Executivo, associaram-se à iniciativa.

O primeiro ponto de visita foi o Centro Educativo Alice Nabeiro, instituição com capacidade instalada para receber 167 alunos, entre os 3 e os 12 anos, que promove a educação integral das crianças com alegria, espírito criador e de descoberta e com sentido de futuro com vista a proporcionar uma vida comunitária.

Seguiu-se uma breve apresentação da história dos Cafés Delta, empresa que arrancou em 1961 com três funcionários e que desde sempre manteve três pilares orientadores: satisfação dos seus colaboradores, práticas socialmente responsáveis e comprometimentos solidários.

É neste contexto que deve ser enquadrada a Associação Coração Delta, associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro criado com o objetivo de desenvolver projetos nas comunidades, nomeadamente projetos de voluntariado e de apoio social.

A tarde foi preenchida com passagens pelo Centro de Ciência do Café (um espaço de características únicas na península Ibérica, que aborda variadíssimas temáticas em torno do café), a fábrica dos Cafés Delta e, por fim, a Adega Mayor, a concretização de um sonho antigo do Comendador Rui Nabeiro pelo traço de Siza Vieira, uma homenagem a arquitetura do vinho e da vida.