Gondomar paga dívida à EDP
publicado a 26 de Junho de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar pagou, hoje, 28,8 milhões de euros à EDP, obtendo um “perdão” de dívida de 20 milhões de euros. Fica assim encerrado um “dossier” que se arrastava há várias décadas.

Em 1997, a Câmara Municipal celebrou com a EDP o pagamento de uma dívida de 70 milhões de euros durante 20 anos. O acordo previa que, durante 20 anos, fosse pago apenas 30% da dívida (21 milhões de euros). A última prestação, 70% da dívida, seria de 48 milhões de euros.

Como aquele último pagamento bloquearia qualquer iniciativa municipal, o Executivo conseguiu acordar com a EDP o pagamento único de 28,8 milhões de euros (montante obtido através do recurso à Banca), conseguindo uma poupança de 20 milhões ao erário público.