Município de Gondomar com novo atendimento para a comunidade surda
publicado a 15 de Novembro de 2022

O Município de Gondomar aderiu ao Serviin, uma plataforma de vídeo-interpretação, disponível no Portal do Cidadão Surdo, que permite que os munícipes surdos do concelho possam entrar em contacto com os serviços municipais para esclarecer as suas questões através de um interprete à distância.

Todos os dias úteis, entre as 9 e as 17.30 horas, os cidadãos poderão entrar em contacto com os serviços municipais através da aplicação Serviin, disponível para smartphones e tablets. Após o contacto, será estabelecida conexão com o serviço e o interprete fará a intermediação da comunicação entre as duas partes.

Noutra vertente, o município passará, também, a disponibilizar notícias e eventos no portal, de forma a divulgar atividade relevante de Gondomar junto da comunidade surda.

Com a implementação deste serviço, o Município de Gondomar, que tem vindo a adotar medidas para se tornar mais inclusivo, pretende ajudar a quebrar as barreiras comunicacionais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, promovendo a independência dos munícipes surdos, a igualdade de acessos e a sua autonomia no contexto do contacto com o poder local.