Nova plataforma “+ Saber” anunciada na Convenção Multidisciplinar da Educação
publicado a 6 de Maio de 2017

“Gondomar é partilha, é transmissão de conhecimento para a criação de um futuro melhor, é transversal para nossas crianças poderem ir mais longe”, proferiu o Presidente da Câmara, Marco Martins, na cerimónia de abertura da Convenção Multidisciplinar de Educação (CME), este ano subordinada ao tema “Atividade Física e Saúde”, numa deferência direta à Cidade Europeia do Desporto que este ano se assinala em Gondomar, imediatamente antes da apresentação oficial da mais recente plataforma digital educativa do concelho: “+ Saber” (disponível em http://educacao.cm-gondomar.pt).

Após o dinâmico espetáculo de dança proporcionado pela “Wish Ferreirinha” em dois atos distintos, o Presidente do Município saudou todos os profissionais de educação ali presentes, salientando que é através deles e juntamente com o enorme investimento que a Câmara e o seu Executivo têm feito nestes últimos anos que foi finalmente possível “dar o último salto que faltava na Educação, o salto tecnológico”.

Assim, Marco Martins passou a apresentar a mais recente e inovadora plataforma online – “+ Saber” – que marcou a abertura da CME de 2017. A nova página permitirá uma troca mais rica de informação e conteúdos entre profissionais de educação e entre estes e os seus alunos, e conta também com a “ajuda” didática de “Filigraninha” (veja http://educacao.cm-gondomar.pt/maissaber/), a mascote digital da plataforma, que leva as crianças numa visita guiada, interativa e intuitiva pelo Município e pelas suas especificidades, tendo ainda acopladas as vertentes pedagógicas e de lazer.

O primeiro dia de Convenção prosseguiu, após a cerimónia de abertura, com o contributo de diferentes associações e clubes do município, no que refere às boas práticas que as coletividades devem seguir na relação dos profissionais de educação com os seus atletas e/ou associados, bem como destes com a comunidade em geral, e vice-versa.

Transversalidade no segundo dia
Na segunda jornada da CME de 2017, Aurora Vieira, Vereadora da Educação, e também da Saúde, resumiu a necessidade transversalidade no painel “Saúde Escolar, que futuro: da planificação à execução”, perante largas dezenas de profissionais das áreas da saúde e do ensino.

“A Escola é um lugar a tempo inteiro. Quando não podemos ‘sair da caixa’, criamos pequenas caixinhas, que supram as nossas necessidades, como a caixinha da cidadania, da nutrição, da sexualidade, entre outras. A saúde, que é transversal, está na música, no teatro, no riso, tal como está na educação física. É preciso pensar diferente e a escola também tem de pensar diferente. Antes de traçar o perfil da criança do século XXI, é preciso saber quem é (ou necessita de ser) o adulto do século XXI. Não é possível confrontar as crianças com uma rutura constante entre a casa e a escola, pois elas seguem, antes da nossa palavra, o nosso exemplo: temos de ser o que apregoamos, não nos podemos desresponsabilizar culpando dirigentes. Todos temos de ser transversais” sintetizou Aurora Vieira, com base na sua experiência de ensino e na direção e gestão de recursos escolares.

Desde “a importância do desporto na integração escolar e social”, à “psicologia na actividade física” e de ambas na saúde, no painel moderado por Cláudia Vieira, Adjunta do Presidente da Câmara de Gondomar, na companhia do psicólogo Jorge Silvério, até às dicas para uma alimentação saudável dadas pelo “chefe” Hélio Loureiro, a CME de 2017 decorreu de forma didática, lúdica e rica em conhecimento para aplicação prática no dia-a-dia escolar, e não só.

Organizado pelo Hospital Escola Fernando Pessoa, o painel subordinado ao tema “Educar é viver” proporcionou momentos interativos de atividade física, (com)provando que esta é essencial e simples de colocar em prática, podendo até ser divertida.

Após um saudável “coffee-break”, prosseguiu-se para o painel final, acerca do treino desportivo, em concreto. E a este último seguiu-se a cerimónia de encerramento de uma convenção que se sagrou vencedora em conhecimento nos temas a que se propôs, bem como na forte participação de docentes da área educativa, principalmente desportiva, e da saúde.