Parque Urbano de Gondomar inaugurado a 3 de outubro
publicado a 30 de Setembro de 2022

O Parque Urbano de Gondomar será inaugurado no próximo dia 3 de outubro, a partir das 18.30 horas. A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e de todos os elementos do executivo municipal. Depois do descerramento da placa e da intervenção de Marco Martins, está prevista uma visita aos mais de 20 mil metros quadrados de área verde. A cerimónia encerra com o concerto do maestro Rui Massena.

A empreitada de construção do Parque Urbano de Gondomar arrancou em abril de 2021. O projeto, cujo financiamento foi maioritariamente assegurado pela autarquia, foi orçado em 2,8 milhões de euros. No total, foram investidos mais de 5 milhões de euros na criação de um espaço verde em pleno centro do concelho, nomeadamente pela necessidade de expropriação de terrenos por utilidade pública.

O novo parque contempla espaços multifuncionais, como um anfiteatro para realização de eventos, mas também um parque infantil, um dog park, um restaurante, um snack-bar e equipamentos dedicados à atividade desportiva, possuindo ainda dois lagos comunicantes entre si. Foram também plantadas cerca de 800 árvores.

A inauguração do Parque Urbano de Gondomar prossegue a estratégia de implementação da Rede Concelhia de Parques Urbanos que o executivo liderado por Marco Martins definiu como uma das suas prioridades. Os Parques Urbanos de Rio Tinto, Fânzeres/S.Cosme e da Ribeira da Archeira já estão ao serviço das populações. Em obra encontram-se os Parques Urbanos de Medas, Ramalde e S. Pedro da Cova. Já o Parque Urbano de Baguim do Monte está, neste momento, em fase de projeto. Os objetivos passam por promover a melhoria da qualidade de vida das populações e por tornar estes equipamentos uma referência de lazer para a Área Metropolitana do Porto, numa política alinhada com os princípios modernos de organização das cidades.