O Município de Gondomar implementou o projeto "Prevenção e controlo de espécies exóticas invasoras lenhosas no Parque das Serras Porto - território Gondomar" cofinanciado a 100% pelo Fundo Ambiental, que executou uma intervenção em 50 hectares do Alto da Peneca (Serra Castiçal) e Sanatório de Montalto.
As parcelas florestais, inseridas na área territorial da União de freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, freguesias identificadas no Aviso FA 14358/2022 com prioridade de intervenção muito elevada para a prevenção e controlo de espécies exóticas invasoras lenhosas. Algumas das espécies são a mimosa (Acacia dealbata); austrália (Acacia melanoxylon) e principalmente háquea-picante (Hakea decurrens subsp. physocarpa), bem como a regeneração natural de espécies do género Eucalyptus spp.
O objetivo do projeto é a redução da intensidade e recorrência de incêndios rurais, bem como dar cumprimento ao Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho, na sua atual redação, que impõe o controlo para efeito de erradicação, de espécies exóticas invasoras lenhosas e a restrição do aumento das áreas com espécies do género Eucalyptus spp. provenientes de regeneração natural não planeada, sobretudo após os grandes incêndios de 2017.
Graças à sua grande capacidade de produção de sementes e de altas taxas de germinação e de crescimento, estas espécies invasoras formam manchas extensas e densas, impedindo o desenvolvimento da flora e da fauna nativa. Adicionalmente, diminuem a quantidade de água disponível e aumentam significativamente o risco de incêndio. Este é um problema prioritário que urge intervir a nível nacional, e que este projeto privilegiou, no sentido de mitigar os impactes provocados pela propagação destas espécies.