Projeto-piloto em Gondomar alarga serviço Eco Shop a instituições educativas e sociais
publicado a 3 de Novembro de 2017

Dando continuidade ao êxito do Eco Shop, a Lipor e o Município de Gondomar promovem um projeto-piloto para o alargamento do serviço Eco Shop às escolas e instituições neste concelho.

Esta iniciativa prende-se, essencialmente, com a necessidade de fidelização das recolhas de resíduos recicláveis nas instituições educativas e sociais de Gondomar, promovendo o aumento dos quantitativos recolhidos nos estabelecimentos de ensino e abrangendo cerca de 200 instituições educativas ou sociais.

Os serviços de recolha ao serviço do Município de Gondomar garantem a possibilidade de pesagem dos resíduos recicláveis recolhidos, permitindo a associação das recolhas a um sistema de registo de pontos, ou seja, cada quilograma de material recolhido equivale a um ponto.

A atribuição de pontos terá em atenção, além das quantidades recolhidas, a qualidade do material recolhido, promovendo assim uma melhor separação dos resíduos.

Os pontos acumulados podem ser trocados por vales de desconto em produtos ou serviços constantes do regulamento desta iniciativa. Estes produtos e serviços estarão diretamente ligados às necessidades demonstradas pelas entidades, previamente identificadas pelos serviços educativos da Câmara Municipal de Gondomar, e passam por vales de desconto em material escolar e informático, equipamento desportivo, materiais lúdico-didáticos e em serviços de transporte.

Considerando-se a necessidade de avaliar o impacto deste tipo de iniciativa junto do público-alvo, foi definido um período de implementação da fase piloto de um ano, período após o qual será realizada uma análise custo/benefício, para avaliar a pertinência da continuidade e eventual alargamento do serviço a outros municípios associados da Lipor.

Listagem de documentos