Resíduos das Festas do Concelho transformam-se em apoio aos bombeiros
publicado a 20 de Dezembro de 2016

Teve lugar hoje na Câmara Municipal de Gondomar a cerimónia simbólica de entrega de equipamentos às corporações de bombeiros do Concelho, resultantes da iniciativa “Os seus resíduos podem ser a Peça que falta”.

No âmbito das Festas do Concelho, esteve em curso um projeto-piloto com o objetivo de promover o encaminhamento para reciclagem dos resíduos produzidos no espaço das Festas e, simultaneamente, apoiar uma causa social.

Todos os intervenientes nas Festas do Concelho foram convidados a separar as embalagens de plástico e metal em contentores devidamente identificados para o efeito, sendo garantido o contributo de 1€ destinado às Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho, por cada 5 kg de material reciclável recolhido.

O projeto, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar e a Lipor, resultou na recolha de aproximadamente 8 toneladas de material reciclável correspondendo a um valor de 1580€ destinado à aquisição de equipamentos úteis para apoio às Corporações de Bombeiros do Concelho.

Com esta iniciativa pretendeu-se promover a sensibilização da população para a separação de resíduos e associar valor a esta prática contribuindo para apoiar uma causa social relevante para o Município.

Tendo em conta o sucesso do projeto-piloto, o objetivo para 2017 é alargar a iniciativa a todos os restantes municípios associados da Lipor.