Saúde Mental protagonizou seminário em Gondomar
publicado a 11 de Abril de 2022

O seminário “Novos Rumos para a Saúde Mental” , organizado pela Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos – da qual o Município é Investidor Social –, decorreu na passada sexta-feira, dia 8 de abril, no Auditório Municipal de Gondomar.

Realizado no âmbito da candidatura da Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos ao Programa "Parcerias para o Impacto" do POISE, o seminário marca a candidatura para a criação de um Centro de Reabilitação e Integração Socioprofissional no concelho de Gondomar. O centro terá valências no âmbito da capacitação pessoal e profissional, da ajuda a familiares e cuidadores, da sensibilização da sociedade civil, da criação de oficinas produtivas e ainda da criação de uma residência de autonomia.

O seminário contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre elas da Câmara Municipal de Gondomar, do Ministério da Saúde, da ARS-Norte, do Centro Hospitalar do Porto, do Centro Hospitalar de São João e da iniciativa Portugal Inovação Social.

Centro de Reabilitação e Integração Socioprofissional – Pilares de intervenção:

• Rumos Pro, capacitação pessoal e profissional

Estrutura de reabilitação e integração socioprofissional, com capacidade para 30 participantes, que funciona todos os dias úteis das 9:30 às 17:30, cujo objetivo final é colocar em situação de emprego ou em situação similar (bolsas, medidas do IEFP que visam a empregabilidade, formação académica e/ou profissional, criação do próprio negócio, entre outros) os participantes.

• Rumos Home, residência de autonomia

É uma residência de autonomia, uma moradia cedida em regime de comodato pela autarquia, com capacidade para 7 pessoas, que funciona de segunda a sexta-feira e fim-de-semana, o dia todo, de forma contínua. Disponibiliza um programa reabilitativo que se desenvolve através de um acompanhamento individualizado e de atividades em grupo, estruturadas e dinamizadas segundo um plano de atividades semanal. Acolhe prioritariamente pessoas com doença mental sem retaguarda familiar, com a necessidade de apoio mais prolongado, em situação de vulnerabilidade e com problemas de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

• Ajuda a familiares/cuidadores, apoio e formação

Criação de um grupo de ajuda para familiares/cuidadores de pessoas com doença mental, para além da realização de sessões de trabalho individualizado.

• Sensibilização da sociedade civil, seminários/ações de sensibilização

Realização de dois seminários para técnicos, dirigentes associativos, empresários e sociedade civil, entre outros, focando temáticas relacionadas com a doença mental e o contexto do projeto, com especial incidência para a integração socioprofissional destes públicos, bem como para o combate a todos os tipos de violência e discriminação.

Sensibilização da comunidade através da realização de ações de expressão artística (eficaz ferramenta de alteração de comportamentos), apresentações públicas de exercícios teatrais, dança, entre outros, com mensagem pedagógica e de sensibilização à comunidade.

• Negócio Social “Rumos”

É um negócio de cariz social, que coloca os participantes em contexto real de trabalho. O objetivo é desenvolver oficinas produtivas:

- Que priorizem as habilidades dos participantes na produção de objetos artesanais, não desconsiderando a preservação ambiental;

- Que capacitem para a organização de eventos, quer nas instalações da instituição, remodeladas para tal, quer no exterior (animação, Jogos tradicionais, catering, espetáculos, etc) decorrentes da capacitação dos participantes nas ações desenvolvidas;

- Que projetem a marca “Coisas d’Anjo”, uma marca registada pela nossa instituição, para produtos manufaturados (compotas, chocolates, bolos, etc);

- Que potenciam a criação do próprio emprego, quando exequível.