A Terra Treme dia 13 às 10.13 horas
publicado a 10 de Outubro de 2014

No próximo dia 13 de outubro, pelas 10.13 horas, os cidadãos são desafiados a participar num exercício de preparação para o risco sísmico – A TERRA TREME – promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, iniciativa a que o Município de Gondomar aderiu.

A iniciativa A TERRA TREME é um exercício de um minuto que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício, que pode ser feito em todo o País, ajudará a população a conhecer e praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo (também designado por terramoto ou tremor de terra).

Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, aguardar até que a ‘terra pare de tremer’.

A TERRA TREME é um exercício de preparação para o risco sísmico que visa promover a informação e a mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de autoproteção em caso de ocorrência de sismo. É, acima de tudo, uma ação de sensibilização que promove o conhecimento sobre o que fazer e não fazer em caso de sismo, através de comportamentos e atitudes simples e acessíveis à generalidade dos cidadãos, envolvendo-os, fazendo com que se tornem agentes ativos em matéria de proteção e segurança.

Para se inscrever na iniciativa, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas), basta aceder a www.aterratreme.pt, promovendo a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano.