14.º Concurso Nacional de Leitura

Entre os próximos dias 1 e 3 de março, o Município de Gondomar dinamiza a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), fase concelhia. Esta fase destina-se ao apuramento dos doze representantes do Município, três por cada nível de Ensino, na fase intermunicipal, a realizar na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, durante o mês de abril.

Pela primeira vez em formato digital, a Fase Municipal vai contar com a participação de 52 alunos dos vários agrupamentos escolares de Gondomar, desde o 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e compreende dois momentos de avaliação: a prova escrita, a realizar no dia 1 de março, e a prova oral, que se realizará on-line no dia 3 de março.

Dinamizado pelo Município e pela Rede de Bibliotecas Escolares de Gondomar, o concurso contará com júri composto pelo Professor António Oliveira, a Professora Dolores Garrido e a Coordenadora Inter-Concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas e tem como principal objetivo "estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura".

Este ano, e no sentido de dar continuidade à intenção de homenagear um escritor em cada edição, possibilitando assim, aos alunos ampliar e aprofundar as suas experiências de leitura, a opção desta 14ª Edição recaiu sobre o autor Luís Sepúlveda.

Luís Sepúlveda deixou-nos fisicamente, mas não nos sonhos, nas palavras, nas histórias. Não nos livros!