Ano Zero do Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom foi um êxito
publicado a 11 de Maio de 2015

Quase três mil lampreias foram registadas no Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom, na Ribeira de Abade, desde a sua abertura, a 13 de fevereiro deste ano. Os dados desta primeira “época”, que apontam para um volume de negócios de cerca de 30 mil euros, são francamente animadores.

Nas duas últimas semanas de fevereiro a captura de lampreias (19) era ainda escassa e centralizada em apenas três embarcações, mas no mês seguinte, com os primeiros sinais efetivos do aparecimento do ciclóstomo no Douro, as embarcações que efetuaram descargas quadruplicaram (12) e foram registadas 534 lampreias. O período mais intenso foi, precisamente, o mês de abril, com 26 embarcações registadas que capturaram 2423 lampreias. A pesca da lampreia terminou a 30 de abril.

Ao proporcionar condições de descarga e registo das capturas aos pescadores do rio Douro fica demonstrado que a pesca no Douro, embora sendo uma atividade sazonal, deve ser respeitada como qualquer outra.

O Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom é fruto de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar e Vianapesca.