Adjudicada requalificação e ampliação da EB1 e JI de Vila Verde
publicado a 10 de Abril de 2024

Foi aprovada, em reunião da Câmara Municipal, a adjudicação da empreitada de requalificação e ampliação da EB1 e JI de Vila Verde. O investimento municipal nesta obra é de mais de 1 milhão de euros (sem IVA).

As obras têm como principal objetivo a melhoria das condições gerais do equipamento, promovendo novas condições de conforto e funcionalidade adaptadas às atuais exigências pedagógicas. As principais intervenções incidem na requalificação interior dos edifícios existentes e a sua ampliação e, ainda, a requalificação do espaço exterior.

Para o projeto de ampliação, está prevista a construção do bloco que irá albergar um novo jardim de infância, numa zona que passará também a ter uma sala polivalente, zona de arrumos, sala de professores, instalações sanitárias adaptadas a pessoas com necessidades especiais, nova copa para os funcionários e novos corredores. Está ainda prevista a criação de uma nova biblioteca.

A remodelação dos edifícios existentes contempla a melhoria do revestimento exterior, a substituição de coberturas e caixilharia, a modificação do sistema de aquecimento, a renovação do mobiliário das várias divisões e a substituição da infraestrutura elétrica e da rede de saneamento e águas pluviais. Está também prevista a colocação de painéis solares para melhoria da eficiência energética das instalações.

Os espaços exteriores serão requalificados para promover um maior contacto dos alunos com a natureza, ao mesmo tempo que se pretende melhorar as condições gerais para o usufruto dos tempos de recreio, com novo mobiliário e mais espaços verdes.