Alunos de Gondomar na rota da Eco-Escola
publicado a 28 de Abril de 2014

Alunos de vários estabelecimentos de ensino do Município dão hoje mais um passo no sentido de transformarem as suas escolas… em Eco-Escolas.

O que é o Programa Eco-Escola?
O Programa Eco-Escola é uma iniciativa de âmbito europeu da Fundação para a Educação Ambiental na Europa (Feee), que envolve atualmente 23 países da Europa.

Destinado preferencialmente às escolas do Ensino Básico, o programa Eco–Escola pretende encorajar ações e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do Ambiente. Fornece fundamentalmente uma metodologia, enquadramento, apoio e reconhecimento a muitas das atividades que as escolas desenvolvem visando a melhoria do seu desempenho ambiental.

Este Programa constitui um contributo para proporcionar a tomada da consciência que simples atitudes podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global. Visa a aplicação de conceitos e ideias de Educação Ambiental à vida quotidiana na Escola e a sua disseminação pela comunidade educativa e local.

A metodologia do Programa Eco-Escolas
Este programa assenta numa metodologia de trabalho com base em “Sete Passos” com o objetivo de alcançar um estatuto: o estatuto de uma Eco-Escola, reconhecida como tal através de um galardão (Bandeira e Certificado), e o estatuto de um Eco–Estudante, acérrimo defensor do Ambiente reconhecido através de materiais identificativos de tal estatuto.

Na implementação do Programa é criado um Conselho Eco-Escola. Este Conselho é constituído por elementos de toda a comunidade educativa e tem como objetivo assegurar a execução da metodologia do Programa.

A metodologia iniciou-se com a realização de uma Auditoria Ambiental à Escola, permitindo aos alunos e a toda a comunidade educativa identificar os problemas ambientais da Escola e encontrar soluções adequadas. Com base nos resultados da auditoria, o Conselho Eco-Escola elabora um plano de ação com objetivos, tornando os conteúdos curriculares mais atrativos. A dinâmica do plano de ação obriga à monitorização e avaliação periódica dos resultados, à realização de ajustamentos e à celebração dos sucessos.

Dos trabalhos individuais ou de turma é feita a respetiva divulgação, para que toda a Escola possa partilhar dos mesmos conhecimentos, expetativas e sucessos, envolvendo de igual modo a Comunidade Local em que a Escola se integra. Quando a Escola considera que foram compridos os objetivos essenciais do Programa, apresenta então a sua a sua candidatura ao galardão Eco-Escola. O galardão consiste numa bandeira, num certificado e no direito de utilização de Eco-Escola. Estes símbolos significam que a Escola cumpriu a metodologia do Programa.

No âmbito deste programa as escolas promovem e envolvem-se em iniciativas ambientais de impacto educacional e público como a da mobilidade sustentável, que hoje e amanhã se concretiza.