Artesanato D’Ouro nas Festas do Concelho pelo quarto ano
publicado a 26 de Setembro de 2018

Foi com música que abriu, ao final da tarde, no Largo de Santo António (vulgarmente conhecido por Largo do Souto), em Gondomar (S. Cosme), a quarta edição da feira Artesanato D’Ouro.

“É isto que queremos, um Gondomar positivo, virado para o futuro”, sublinhou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar. Este ano, um ensemble dos Músicos D’Ouro e um conjunto do Orfeão de Gondomar, o Canto D’Ouro, lançaram as bases de um certame que, a exemplo de anos anteriores, marcará a diferença na programação das Festas do Concelho.

“Tragam a família, participem”, desafiou Marco Martins, no seu breve discurso de abertura do certame. “S. Pedro vai ajudar!”, confiou o Presidente da Câmara, para quem “esta feira, com estes jovens, representa uma grande montra Gondomar”.

O Artesanato D’Ouro de 2018, que pelo quarto ano consecutivo integra o programa das Festas do Concelho, conta com a participação de artesãos de vários concelhos do Norte do País (Gondomar, Bragança, Felgueiras, Ovar Paços de Ferreira, Portalegre e Porto), que apresentam variadíssimos trabalhos em madeira, lã, ardósia, mármore, arame, cortiça, pedra e ouro, olaria e cerâmica figurada, tapeçaria e tecelagem, azulejaria e faiança, cestaria, bijuteria e produtos naturais.

A feira de artesanato conta também, até, com um programa de animação musical que apresenta a melhor “prata da casa”: do Orfeão de Gondomar ao Orfeão de S. Pedro da Cova, passando pela Sociedade Columbófila Dez de Junho de Medas, a Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto, o Grupo Coral Kyrios, o Orfeão de Rio Tinto, o Clube de Caça e Pesca de Aguiar e o Cantabile-Grupo Coral e Recreativo de Melres.