Gondomar celebra 47 anos de Abril
publicado a 25 de Abril de 2021

Passavam poucos minutos da meia-noite do dia 25 de abril de 1974, quando, durante o programa "Limite" da Rádio Renascença, o jornalista Leite de Vasconcelos pôs a tocar a canção «Grândola Vila Morena» de Zeca Afonso. A canção serviu de senha para o desencadear do golpe de Estado. As ondas da Rádio Renascença conduziram, assim, um país em ditadura até à Liberdade. Por tudo o que este dia representa, o Município de Gondomar celebrou a data, uma vez mais, a partir dos Paços do Concelho.

Excecionalmente, dado o atual contexto pandémico em que vivemos, a Sessão Comemorativa do 47º aniversário do 25 de Abril de 1974 foi apenas aberta aos intervenientes na Cerimónia, tendo esta sido transmitida em direto na página de Facebook do Município.

A evocação da data teve início com o Hastear da Bandeira, ao som do Hino Nacional, «A Portuguesa», a cargo da Banda Musical de Gondomar. A celebração seguiu-se no Salão Nobre - todo ele ornamentado com a flor da Liberdade -, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, do Presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Lira, e dos demais líderes políticos com assento na Assembleia Municipal: Urbano Ferreira (CDS-PP); Sara Santos (BE); Valentina Sanchez (PSD); Olinda Moura (CDU); David Santos (VLCO); Alício Morais (PS).

Todos saudaram a Liberdade, antes de Marco Martins referir que "Abril resultou num conjunto de valores". Segundo o autarca, "é isso que o Poder Local e quem está à frente de uma instituição pública deve fazer: honrar e praticar os valores de Abril". Marco Martins lembrou, no seu discurso, uma das conquistas de Abril: o Serviço Nacional de Saúde, defendendo que "foi esse SNS que nos permitiu combater a pandemia".

Já antes, Aníbal Lira tinha lembrado as consequências nefastas deste ano de pandemia para as esferas social, económica e financeira, defendendo que - mesmo em contexto pandémico - "não devemos, nem podemos, deixar de evocar e celebrar o dia 25 de abril de 1974".