Gondomar no Programa das Cidades Amigas das Crianças – UNICEF
publicado a 28 de Setembro de 2016

O Município de Gondomar decidiu, hoje, aderir à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. A proposta – aprovada por unanimidade, como de resto todos os 34 pontos discutidos na reunião – visa desenvolver localmente o Projeto Cidades Sustentáveis da Organização Mundial de Saúde. Gondomar tem vindo a planear e a prospetivar políticas transversais de desenvolvimento integrado e sustentável, na sequência da adoção de planos estratégicos que integram redes de conhecimentos de boas práticas e de conhecimento partilhado. Daí a aceitação de Gondomar como membro do Programa Cidades Amigas das Crianças - UNICEF e da Rede Global de Cidades de Aprendizagem (UNESCO Global Network of Learning Cities).

Esta deliberação estava já enquadrada no Plano Municipal de Saúde 2015-2017, como uma mais-valia pela articulação no desenvolvimento de estratégias e ações promotoras de saúde entre os vários agentes da comunidade.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis constitui-se como fórum de partilha e de discussão das problemáticas da saúde e com impacto na saúde. Esta rede tem como missão apoiar, divulgar e empoderar com conhecimento a implementação e divulgação de projetos sustentáveis nos municípios que pretendem assumir a promoção da saúde como potenciadora de qualidade de vida e inibidora de fatores de assimetrias e desigualdades, garante de cidadania em equidade e dignidade.

Investir na saúde é garantir a prevenção da doença, prevenir a doença é garantir qualidade de vida e sustentabilidade económica.

Já o Programa Cidades Amigas das Crianças, liderado pela UNICEF, visa contribuir para a realização dos direitos das crianças, mediante a adoção de políticas de âmbito local que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, e em particular das crianças, e o desenvolvimento das comunidades, tanto no presente como no futuro. Por fim, a UNESCO Global Network of Learning Cities visa promover o diálogo e a partilha de experiências entre os diferentes membros que a integram, mediante a aplicação de medidas com vista à promoção da educação/aprendizagem ao longo da vida, dentro e fora da escola, mobilizando recursos de forma a valorizar o potencial humano dos seus cidadãos.