Apresentado o novo portal do Arquivo Histórico do Município de Gondomar
publicado a 4 de Julho de 2021

A ideia nasceu no decorrer de 2020 e foram necessários alguns meses de intenso trabalho para a sua concretização. Hoje, no Auditório da Biblioteca Municipal, foi oficialmente apresentado o Arquivo Histórico Digital do Município de Gondomar.

O novo portal tem como objetivo a divulgação da história, património e identidade do Município de Gondomar, por um lado, e de facilitar o acesso ao acervo documental municipal, por outro, e conta já com centenas de documentos disponíveis.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, "os arquivos têm um papel muito importante para as instituições, as quais devem investir nesta matéria, de forma a manter viva a memória, a história e o património que tanta riqueza nos trazem".

Amélia Polónia, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi a oradora convidada e trouxe para a sessão de apresentação do portal a ideia de que, "para um turismo de qualidade, é necessária uma narrativa ligada à comunidade local, à memória, ao património, e claro, aos arquivos". Para a docente universitária, os arquivos revelam-se, assim, "importantes para assimilar a memória, a história, o património e a identidade" e, por isso, "importantes para aferir o potencial turístico de um município ou região".

Inês Lino, coordenadora do Arquivo Municipal de Gondomar, trouxe para a sessão três exemplares materiais que podem ser encontrados no Arquivo Digital: o projeto e o "caderno de encargos" da obra dos atuais Paços do Concelho, ambos datados de 1899; o único documento que comprova a existência efémera do concelho de São Pedro da Cova; e, por fim, o documento mais antigo existente no Arquivo: datado de 1693, é relativo aos Estatutos da Confraria dos Defuntos da Freguesia do Salvador de Fânzeres. De acordo com Inês Lino, o fundo das Confrarias é dos mais vastos no Arquivo Municipal.

Daniel Fernandes, técnico do Município ligado à gestão do Arquivo, referiu que o portal GEAD funciona como um inventário: "para um utilizador sem experiência de investigação em Arquivo, esse portal revela-se difícil de navegar. Daí a necessidade de nascer um portal de fácil acesso para o cidadão comum". Com uma utilização muito mais intuitiva, este novo portal integra o GEAD na página «Catálogo».

O trabalho de tratamento e digitalização dos documentos é contínuo, sendo o acervo permanentemente atualizado. O Município de Gondomar apela, por isso, à doação ou empréstimo para digitalização de documentos antigos ligados ao concelho.

O novo portal pode ser consultado aqui.