Aprovadas propostas para o Plano Nacional de Investimentos
publicado a 5 de Dezembro de 2018

Foram hoje aprovadas, por unanimidade, em reunião pública da Câmara Municipal de Gondomar realizada em Melres, foram as propostas do Município para o Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030).

O Governo estabeleceu que o PNI defina as “prioridades de investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos setores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia”, excluindo-se do domínio do PNI os equipamentos de resposta local como os ligados à saúde, à habitação ou ao ensino.

O documento hoje aprovado contempla propostas em diversas áreas. No que se refere à mobilidade, destaca-se a concretização da ligação, já há muito programada, da rede do Metro entre a sede do Município e o Porto, via Valbom; uma nova ligação rodoviária entre Gondomar e Gaia, para tráfego ligeiro/médio e situada à cota alta entre a EN222 e a Estrada D. Miguel; a reposição do serviço de passageiros da linha ferroviária de Leixões; e a requalificação da Estrada da Circunvalação (EN 12) que junta os municípios de Gondomar, Porto, Maia e Matosinhos.

O investimento no Parque das Serras do Porto é outro dos projetos apresentados como prioritários, nomeadamente na construção de uma rede de percursos/passadiços e infraestruturas de apoio, bem como um investimento no território de São Pedro da Cova, tendo em vista a eliminação dos passivos ambientais, a reconstrução e recriação da Vila Mineira, na musealização da sua história, e na preservação de património classificado edificado.

Também ao nível das propostas na área ambiental, destacam-se a proteção das margens do rio Douro contra os efeitos da erosão e o cadastro de águas pluviais, enquadrado num programa mais vasto e desenvolvido que contemple a limpeza, consolidação e proteção das margens e desassoreamento e despoluição da rede de linhas de água, para a sua salvaguarda como o principal recurso natural e para as cidades mais desenvolvidas e ambientalmente sustentáveis.