Bandas de Música regressam às Festas do Concelho 2021
publicado a 5 de Outubro de 2021

As Bandas de Música regressaram ao Anfiteatro do Largo do Souto, no âmbito das Festas do Concelho 2021, e proporcionaram quatro grandes momentos musicais.

O desfile das Bandas de Músicas, a que todos já nos habituamos, decorreu este ano de forma tímida, contando com quatro bandas do concelho. Ainda assim, foram vários os que não quiseram perder estes grandes momentos musicais.

Com início no sábado, dia 2 de outubro, a Banda Musical de Melres partiu da Câmara Municipal de Gondomar, no habitual desfile desde os Paços do Concelho até ao Largo do Souto, passando pela Igreja Matriz. Seguiram-se a Banda Musical de Gondomar, a Banda Musical de São Pedro da Cova e a Banda de São Cristóvão de Rio Tinto que, nos três dias seguintes, desfilaram no Largo do Souto.

As Festas do Concelho de Gondomar assumem-se como um elemento da marca identitária do concelho enquanto comunidade local. Este momento festivo e recreativo constitui uma importante manifestação popular daquilo que são as tradições, usos e costumes dos gondomarenses, assim como, atrai, tradicionalmente, a população de todo o concelho e vários romeiros das populações vizinhas, que assistem às festividades religiosas, aos espetáculos culturais, ao fogo-de-artifício e visitam o comércio local.

Pese embora, este ano, com menos atividades - atendendo ao contexto pandémico que ainda nos assola -, o Programa das Festas inclui, além de um alargado programa religioso e de vários eventos culturais, um excelente programa de animação musical que apresenta a melhor “prata da casa”.