Câmara Municipal, CCDR-N e eurodeputado observam remoção de resíduos
publicado a 7 de Novembro de 2014

Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, e Emídio Gomes, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), acompanharam, hoje de manhã, o eurodeputado Nuno Melo durante uma visita ao local em São Pedro da Cova onde a 2 de outubro arrancou a remoção de cerca de 88 mil toneladas de resíduos perigosos.

No local, o eurodeputado do CDS-PP pôde ver de perto a saída dos camiões que estão a levar de Gondomar para o Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER) na Chamusca os resíduos industriais provenientes da Siderurgia Nacional depositados, entre maio de 2001 e março de 2002, em escombreiras de antigas minas.

De acordo com dados da CCDR-N desde que teve início o processo de remoção, 2 de outubro, saíram do estaleiro "mais de dez mil toneladas de resíduos em 399 cargas", com "uma movimentação média diária de 40 camiões".

Esta operação, cuja conclusão se prevê para maio de 2015, tem um investimento superior a 13 milhões de euros, sendo que 85% é proveniente de fundos europeus.

Hoje de manhã, tanto Marco Martins, como o presidente da CCDR-N, vincaram a importância desta empreitada, dando destaque à interligação entre os vários poderes - câmara, junta de freguesia, CCDR-N e Governo - e sem esquecer "a grande luta da população".

Emídio Gomes revelou ter expectativa de no início do próximo verão poder ir ao local para apresentar, juntamente com os autarcas das câmaras de Valongo, Gondomar e Paredes, o projeto Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Este projeto envolve, em cerca de 20 hectares, um eixo de várias serras, estendendo-se de Santa Justa às Pias e à de Castiçais, podendo, espera o líder da CCDR-N, vir a ser a segunda Paisagem de Área Protegida da AMP, estando a primeira classificada e localizada em Mindelo.