Câmara unânime nas Festas do Concelho de 2021
publicado a 2 de Setembro de 2021

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, hoje, por unanimidade, a realização e respetivo Programa das Festas do Concelho 2021 que, este ano, se realizam de 11 de setembro a 10 de outubro.

A proposta do Executivo cria também a Comissão de Festas para o ano 2021, constituída por representantes do Município de Gondomar e da Confraria de São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário.

As Festas do Concelho de Gondomar assumem-se como um elemento da marca identitária do concelho enquanto comunidade local. Este momento festivo e recreativo constitui uma importante manifestação popular daquilo que são as tradições, usos e costumes dos gondomarenses, assim como, atrai, tradicionalmente, a população de todo o concelho e vários romeiros das populações vizinhas, que assistem às festividades religiosas, aos espetáculos culturais, ao fogo-de-artifício e visitam o comércio local.

Pese embora, este ano, com menos atividades - atendendo ao contexto pandémico que ainda nos assola -, o Programa das Festas prevê, além de um alargado programa religioso, vários eventos culturais, como concertos, conferências e desfile de bandas. Destaque na edição deste ano para o concerto de Cláudia Pascoal, no Auditório Municipal.

O programa detalhado das Festas do Concelho será publicado, em breve, no site do Município.

Também por unanimidade, a Câmara Municipal de Gondomar aprovou os Auxílios Económicos do 1º Ciclo do Ensino Básico aos alunos incluídos nos escalões A e B, num total superior a 110 mil euros, distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas.