Chegaram ao Centro de Acolhimento as primeiras famílias ucranianas
publicado a 13 de Março de 2022

Chegaram este sábado as primeiras famílias ucranianas ao Centro de Acolhimento e Integração para Refugiados, preparado pelo Município de Gondomar, no âmbito da missão de resgate que teve início na passada quarta-feira, com a saída de dois autocarros em direção à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

O Centro nasceu numa antiga unidade hoteleira, que permanecia encerrada desde 2015, tendo capacidade para acolher até 90 pessoas. Depois de encetadas ações de limpeza no local, o espaço foi preparado para receber com dignidade e conforto os cerca de 80 refugiados.

Embora se pretenda que este seja um espaço de acolhimento imediato, onde estes idosos, mulheres e crianças possam aceder aos cuidados básicos e iniciar a sua integração, todas as questões de conforto foram acauteladas, nomeadamente com a criação de espaços dedicados aos mais novos, onde vão ser dinamizadas atividades de Ocupação de Tempo-Livre. Além disso, as famílias têm neste Centro cozinhas para uso comum, quartos com casa de banho privativa (para cada agregado familiar ter a sua privacidade), sala de estar e de refeições e vários bens alimentares e de vestuário.

Depois de terem chegado as primeiras famílias ucranianas deslocadas em virtude do conflito na Ucrânia, o Município de Gondomar tem registado já novas respostas de alojamento e de integração, nomeadamente através de ofertas de emprego, vindas de empresas locais e da sociedade civil. O Município de Gondomar encontra-se a coordenar e a agregar todas as ofertas de alojamento, de transporte e de emprego, pelo que qualquer cidadão pode demonstrar a intenção de ajudar de alguma forma através do preenchimento dos formulários disponíveis aqui.

Durante a passada sexta-feira, um grupo de técnicos e voluntários que estará em permanência no Centro de Acolhimento e Integração, em contacto direto com este grupo de refugiados, recebeu uma ação de capacitação que contou com o envolvimento de uma equipa da MEERU, de Raul Manarte (Médico sem Fronteiras), de uma Pedopsiquiatra e de uma Psicóloga de intervenção no trauma/INEM.

Entretanto, no Centro Logístico Municipal, continua a recolha, organização e empacotamento de bens de primeira necessidade para o povo ucraniano (local onde estão a ser canalizadas todas as ofertas recolhidas nas 12 juntas de freguesia do concelho). Os donativos reunidos já permitiram enviar seis camiões TIR para a fronteira.