De FORA chega um “Dilúvio”
publicado a 28 de Março de 2019

Realizou-se ontem, no Auditório Municipal de Gondomar, uma apresentação à imprensa do espetáculo “O Diluvio”, criação artística desenvolvida no âmbito do projeto FORA-residências artísticas 2019.

Luís Filipe de Araújo, Vice-Presidente do Município de Gondomar, salientou a importância deste projeto, que pelo segundo ano consecutivo junta a autarquia gondomarense e a in skené, companhia de teatro residente do Auditório Municipal de Gondomar. O projeto agrega muitas virtudes, mas gostaria de destacar a aposta na juventude, no apoio á criação artística e ao esforço de atrair novos públicos para o teatro, destacou o autarca.

Também João Ferreira, Diretor do projeto, abordou a importância da continuidade do projeto. “Decidimos que o projeto Residências precisava de alguns ajustes, por isso o novo nome FORA, que representa em latim o plural de fóruns. Queremos que seja um conjunto de criações, um reflexo de pluralidade”, explicou o também responsável máximo pela companhia in skené.

Coube a Diogo Feitas, criador do espetáculo, o elogio à autarquia gondomarense pelo apoio e liberdade que permite aos criativos do projeto. Deixou igualmente algumas notas sobre o espetáculo e sobre o autor dos textos escolhidos, Ricardo Neves-Neves. “Estou certo que o público se vai identificar com o tema e terá muitos motivos para se surpreender”, lançou o jovem criador português.

Nesta segunda edição, o projeto Residências materializa a vontade de criar novos fluxos artísticos dentro de Portugal e promover a criação teatral fora dos grandes centros urbanos, alicerçando-se num caráter livre, experimental e inovador.

O novo espetáculo, o “Dilúvio”, desenvolvido a partir do universo dos textos “Ilhas” e “Noé”, de Ricardo Neves-Neves, e interpretado pelas atrizes Ana Pessoa e Sara Neves, estreia-se no próximo dia 5 de abril, repetindo-se nos dias 6 e 7 do mesmo mês, no Auditório Municipal de Gondomar.