Ei! chega a todas as freguesias
publicado a 7 de Junho de 2019

“A marca especial deste projeto é a ligação à comunidade, especialmente a comunidade escolar”, disse o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe de Araújo, na apresentação do quinto Ei! Encontro Internacional de Marionetas, que decorreu hoje na Casa Branca de Gramido.

Esta quinta edição decorre entre os dias 2 e 14 de julho e contará com 54 iniciativas, espalhadas por todas as freguesias do Concelho. Com uma oferta de peso e diferentes técnicas e formas de lidar com as marionetas, o Teatro e Marionetas de Mandrágora, entidade organizadora do evento, aposta nos espetáculos direcionados para todas as idades.

“Este ano trazemos quatro companhias internacionais, uma do Brasil, outra holandesa, um artista do Canadá e uma companhia espanhola de espetáculo itinerante. Além disso, a principal novidade é que este ano vamos mesmo a todas as freguesias com o espetáculo ‘Teatro D. Roberto’”, destaca Clara Ribeiro, da organização do evento.

Também Filipa Mesquita, do Teatro e Marionetas de Mandrágora, ressalvou a diversidade e qualidade das iniciativas do programa. “O trabalho que a companhia faz com a comunidade, que não se limita aos dias do encontro mas decorre durante todo o ano, é um dos aspetos diferenciadores deste projeto”, afirma.

A quinta edição do Ei! conta com os apoios da Câmara Municipal e da Direção-Geral das Artes e traz a Gondomar iniciativas culturais de rua e de palco, a par de performances, mostras, instalações, conversas e workshops dirigidos a todas as idades. Este ano destaca-se a realização de um espetáculo comunitário, com a participação de quatro associações gondomarenses, que será apresentado ao público no dia 13 de julho, em Gramido.

O Ei! é um grito de chamada de atenção para a arte, para a cultura e para a sua importância na construção de uma melhor comunidade.