“Da agricultura familiar às praias fluviais”

5.º Encontro Nacional do Projeto Rios - “Da agricultura familiar às praias fluviais”.

No próximo sábado, dia 24, a partir das 9 horas, no Auditório da Escola Secundária de Rio Tinto, o Município de Gondomar é anfitrião do 5.º Encontro Nacional do Projeto Rios - “Da agricultura familiar às praias fluviais”, promovido pelo programa de Educação Ambiental Nacional, Projeto Rios, liderado por Pedro Teiga.

O Projeto Rios visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.

A implementação deste projeto pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.

A Câmara Municipal de Gondomar apoia desde 2010 a implementação do projeto na área territorial do Concelho, enquanto mecenas e monitores procuram envolver grupos escolares na seleção de troços de 500 metros de rio, desenvolver saídas de campo que visam conhecer melhor a vida no rio, através da exploração e monitorização da biodiversidade (fauna, flora, parâmetros físico-químicos, etc.) existente no leito e margens dos cursos de água adotados, como é o caso do Rio Tinto, Rio Torto e Ribeira da Archeira.

9 horas.

Projeto Rios