Executivo antecipa subsídios ao movimento associativo
publicado a 15 de Novembro de 2013

O Executivo da Câmara Municipal decidiu antecipar, com efeitos a partir de hoje, o liquidar metade das verbas respeitantes aos protocolos do Programa de Apoio ao Associativismo que o anterior Executivo se tinha comprometido pagar até ao final do mês de dezembro.

Como é sabido, no passado dia 8 de outubro, o anterior Executivo procedeu à assinatura daqueles protocolos, disponibilizando, naquela data, metade da verba relativa ao desenvolvimento das atividades regulares.

O atual Executivo tem consciência das dificuldades financeiras que grande parte das instituições desportivas, culturais, recreativas e sociais do concelho estão a atravessar, para a gestão da atividade e fazer face a compromissos assumidos, muitos deles junto de fornecedores locais, prejudicando a respetiva economia. Apesar da situação financeira que a própria Câmara Municipal também atravessa, designadamente através dos compromissos assumidos e do valor da dívida acumulada, o Executivo decidiu efetuar um esforço adicional e disponibilizar com efeitos imediatos a verba referente aos 50% em falta do desenvolvimento das atividades regulares.

As associações interessadas podem, por isso, dirigir-se aos serviços de contabilidade da Câmara Municipal e proceder ao levantamento do respetivo subsídio, acompanhado da documentação habitual.

É de 1.270.000 euros a verba total atribuída com que são apoiadas, este ano, 180 instituições, num total de 217 protocolos.