Filigrana em destaque no espaço Porto Cruz
publicado a 20 de Setembro de 2019

Foi inaugurada, hoje, no espaço Porto Cruz, em V.N. de Gaia, a exposição “O Rosto da Filigrana, técnicas e saberes de Gondomar”. Sandra Almeida, Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, marcou presença no evento, juntamente com o anfitrião, Jorge Dias, Diretor-Geral da Porto Cruz, e ainda Valentim Miranda, Vereador da Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Gaia.

Sandra Almeida destacou a importância da união da filigrana ao vinho do Porto, dois ícones da região e do País.

A exposição, que estará patente no espaço até ao dia 3 de novembro, dá a conhecer o trabalho do homem nas oficinas tradicionais de filigrana mas também destaca o papel importantíssimo da mulher “enchedeira” que, enquanto artesã, executa a minuciosa tarefa de preencher com delicados fios de ouro ou prata os moldes produzidos pelo mestre ourives. Enquadrada na estratégia de promoção da Rota da Filigrana, a exposição dá assim a conhecer um dos produtos turísticos associados à atividade mais emblemática de Gondomar, considerada a Capital da Ourivesaria em Portugal.

O espaço Porto Cruz foi concebido como um lugar informativo, expositivo e de lazer, oferecendo novas experiências em torno do vinho do Porto, conjugando-as com criações artísticas em domínios tão diversos como a moda, a gastronomia ou, como neste caso, a filigrana, valorizando e dando a conhecer estas artes seculares aos visitantes, nacionais e estrangeiros.