Fim-de-semana gastronómico em dose dupla
publicado a 30 de Março de 2019

Está aberto oficialmente o primeiro dos dois Fins de Semana Gastronómicos, o que sucede pela primeira vez e marca a XXVIII Festa do Sável e da Lampreia de Gondomar.

A aposta do Município, que dá satisfação a uma antiga aspiração dos restaurantes habitualmente aderentes, permitirá que em 2019 aconteça a maior festa de sempre.

Numa cerimónia que contou com a participação do grupo famalicense 4Claves, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, salientou não só a longevidade deste festival, criado pelo atual Presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Lira, há data Presidente do Município, que celebra este ano a sua XXVIII edição, mas também a importância que o mesmo tem para a comunidade e para o Município. “Valorizar a gastronomia, as pessoas e as tradições". "Esse é um projeto estratégico para a construção de um concelho do futuro, mas enraizado nas tradições”, frisou o autarca antes de agradecer a todos os que, envolvidos neste projeto, defendem a natureza, os cidadãos e as suas artes.

Gondomar, que possui a maior frente fluvial da Área Metropolitana do Porto, tem tradições enraizadas em matéria de produtos gastronómicos ligados ao rio Douro (sável e lampreia). E são estes os atributos da receita para que a Festa do Sável e da Lampreia seja um dos principais cartazes turísticos do Município – e que todos os anos atrai a Gondomar milhares de visitantes.