Gondomar debateu a descentralização de competências no Social
publicado a 2 de Dezembro de 2021

A Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante organizou esta quinta-feira, no Auditório Municipal de Gondomar, a XVI edição do «O Social em Debate».

Subordinada ao tema “Competências Descentralizadas no Âmbito da Ação Social", esta edição contou com as intervenções iniciais da Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins e do Presidente da A.S.R.C.B.F Vai Avante, Fernando Duarte.

Na sua intervenção, Marco Martins referiu que «O Social em Debate» é já uma "marca em Gondomar", que promove sempre "temas atuais e de elevada importância". Para o autarca, é necessário "dotarmos as instituições de meios técnicos, humanos e físicos", dando como exemplo a passagem da Ministra Ana Mendes Godinho, para a apresentação do Aviso da Abertura do Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais, no Multiusos de Gondomar. Já Fernando Duarte realçou a proximidade que as IPSS's, no geral, têm da população local, considerando "excelente" a descentralização de competências.

O painel foi composto pela Diretora Adjunta do Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social, Rosário Loureiro e pela Vereadora da Coesão Social do Município de Gondomar, Cláudia Vieira. A moderação ficou à responsabilidade de Fernando Paulo, Professor e Consultor.