Gondomar integra a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI)
publicado a 22 de Setembro de 2021

Lançada pelo Movimento "Cuidar dos Cuidadores Informais", a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) reconheceu o projeto "+CUIDAR" - Programa de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar.

Com este reconhecimento, materializado na atribuição de um selo de mérito, válido até final de 2022, a Câmara Municipal de Gondomar passa a integrar a Rede de Autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O +CUIDAR subdivide-se em dois momentos: o Programa Psicoeducativo, que ocorre sob a orientação de uma equipa técnica multidisciplinar, e os Grupos de Ajuda Mútua, os quais pretendem garantir apoio e suporte aos Cuidadores Informais após a frequência do Programa. Assim, o +CUIDAR pretende garantir a (re)capacitação dos cuidadores e o desenvolvimento em rede de intervenções que promovam o bem-estar físico e psicológico, valorizem o ato de cuidar e desenvolvam estratégias de apoio ao cuidador. Saiba mais aqui.

Sobre a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI)

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias, através da atribuição de selos de mérito.

A 1ª edição da RACCI visa integrar os municípios e as freguesias do território nacional que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Sobre o Movimento "Cuidar dos Cuidadores Informais"

Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores informais, apesar de insubstituíveis, continuam ainda invisíveis. Assim, em 2020, foi lançado um Movimento que tem como missão "Cuidar dos Cuidadores Informais".

Este movimento conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida do marido, da mulher, de um filho, do pai ou da mãe.