Gondomar investe há seis anos na remoção do amianto das escolas do concelho
publicado a 23 de Maio de 2020

A Câmara Municipal de Gondomar tem vindo a realizar, desde 2014, a remoção do amianto nos equipamentos escolares do concelho, assumindo os custos através do orçamento municipal e sem qualquer financiamento nacional ou comunitário.

Em 2014 e 2015, o Município removeu o amianto de todas as escolas do 1º ciclo e de jardins de infância que ainda o tinham, num investimento superior a 500 mil euros. Em 2018, o Município avançou para a requalificação dos estabelecimentos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, num investimento de 2,7 milhões de euros que contempla os trabalhos de remoção de placas de fibrocimento e colocação de novas coberturas, assim como a melhoria das condições das salas de aula e da eficiência energética.

Com a transferência das escolas secundárias para o Município, ao abrigo da delegação de competências para as autarquias promovido pelo Governo, o amianto existente nestes estabelecimentos será removido este ano.

O Município aposta, desta forma, no cumprimento das disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto presente nos edifícios públicos, garantindo a defesa e salvaguarda da saúde da comunidade escolar gondomarense.