Gondomar na final do Concurso Nacional de Leitura
publicado a 7 de Junho de 2018

Ana Carolina Moreira (aluna do 2.º ciclo da EB Jovim e Foz do Sousa, Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar) e Lara Coelho (do 3º ciclo da EB Marques Leitão, Agrupamento de Escolas de Valbom) representam o Município de Gondomar, no próximo dia 10, na final da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

O CNL tem como objetivos estimular a leitura enquanto prática de conhecimento e de lazer entre jovens, bem como dar a conhecer autores da língua portuguesa e estrangeira de diversas gerações e estilos literários, é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que promove a versão internacional desta iniciativa, a Direção-Geral da Administração Escolar, versão lusófona, e a RTP.

Os destinatários são todos os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do Ensino Secundário. Ana Carolina Moreira e Lara Coelho, para estarem agora na fase final do CNL, passaram por diversas fases: as provas nas escolas, as provas regionais na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira e as provas ao nível metropolitano, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

A final nacional do CNL terá lugar a 10 de junho, dia em que se celebra a Língua Portuguesa.

O desfecho desta fase nacional consiste na realização de provas públicas de palco em que participarão cinco concorrentes vencedores de uma prova de pré-seleção a que serão concorrentes os restantes apurados a nível nacional e internacional.