Gondomar presta homenagem a António Moreira da Silva
publicado a 1 de Dezembro de 2018

“Um homem bom", "lutador” e “empreendedor”. Essas foram algumas das palavras cunhadas para definir António Moreira da Silva, hoje de manhã, durante a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Gondomar a este ilustre gondomarense, precisamente no dia em se celebra o padroeiro dos ourives, Santo Elói.

Marco Martins, Presidente do Município, destacou o empenho e luta de António Moreira da Silva na defesa da ourivesaria e de Gondomar, luta que deu frutos aqui representados no monumento ao ourives. “Gondomar agradece à família e a todos os ourives que hoje perpetuam o trabalho de António Moreira da Silva, também é por vós que Gondomar é D'Ouro”, finalizou.

Já o Presidente da União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, António Braz, destacou uma das principais características do homenageado: um homem bom. “Bom para a família, para a ourivesaria e para Gondomar.” Este é o maior elogio que lhe podemos dar, frisou o autarca.

António Moreira da Silva nasceu em 31 de julho de 1925, em S. Cosme, filho de António Ferreira da Silva e de Josefina Moreira da Silva. Neto e filho de ourives começa na oficina paterna a exercer esta arte desde tenra idade, tendo-se especializado no fabrico de artigos em ouro.

Nos anos 1975/76 integrou o grupo de ourives do Norte de Portugal que lançaram o movimento de renovação e projeção para o exterior da Associação de Ourives do Porto. Lutou para dignificar e reconhecer os ourives de Gondomar, tendo acalentado o sonho de ver erigida uma estátua aos ourives de Gondomar numa praça gondomarense, bem como a celebração de uma missa anual, no dia 1 de dezembro, em honra do Santo Elói, padroeiro dos ourives.

Vê o seu sonho concretizado, em 2009, com a inauguração do Monumento aos Ourives de Gondomar. Em 2011 foi aprovada, por unanimidade, a atribuição da Medalha de Honra da Cidade de Gondomar, grau ouro, a António Moreira da Silva, por ser o promotor do Monumento e do encontro anual em honra do Santo Elói.