Gondomar recebe Europeu de Andebol Sub-20
publicado a 18 de Fevereiro de 2022

O Campeonato da Europa de Andebol Sub-20 tem lugar nos municípios de Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, no seguimento da decisão do Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF), em que a competição - EHF Men’s EURO U20 2022 - decorresse em Portugal. A Casa Branca de Gramido, em Valbom, recebeu já o sorteio do "Euro", que se vai jogar entre os dias 7 e 17 de julho.

“Estou certo de que este evento vai elevar ainda mais o Andebol português.”, afirma Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar. “Estou também certo de que esta poderá ser também mais uma oportunidade para aumentar a captação de jovens atletas e a promoção da modalidade.”, acrescenta o autarca, “algo que se tem já verificado com o aparecimento, mais recentemente, de mais um clube em Gondomar com esta modalidade”. Atualmente em Gondomar, existem três clubes de Andebol, sendo eles o Clube Desportivo de Rio Tinto, o Gondomar Cultural e, mais recentemente, a Escola de Andebol à Beira Douro. De um modo geral, treinam nestes clubes, semanalmente, cerca de 300 atletas desde os escalões de formação aos seniores/veteranos.

Questionado sobre se o Município de Gondomar está preparado para receber este "Euro", o autarca respondeu que Gondomar está mais do que preparado, uma vez que está habituado a receber e a organizar grandes competições de diversas modalidades.

Michael Viderer, Presidente da European Handball Federation (EHF), justificou a aposta em Portugal para a organização deste torneio uma vez que a Federação nacional tem feito um ótimo trabalho na modalidade no que respeita à formação, mas também pela qualidade que Portugal já demonstrou na organização de grandes competições internacionais de andebol. Já Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, agradeceu a confiança depositada em Portugal e convidou todos a participarem neste grande evento desportivo, visitando os três municípios do Grande Porto, deixando ainda uma palavra de agradecimento às autarquias envolvidas.

Quem também está certo de que será uma organização de topo é Marco Martins, segundo o qual “O público de Gondomar adere, tradicionalmente, em força aos eventos desportivos que vão tendo palco aqui no concelho. Esta competição não será exceção e, certamente, vai proporcionar grandes momentos aos fãs da modalidade e do desporto em geral.”, remata.

O sorteio ditou que a Seleção Nacional vai ter como adversários, nesta competição que organiza, a Espanha, a Noruega e a Polónia, inseridos no Grupo A. Confira os quatro grupos do Euro 2022:

• Grupo A: Espanha, Portugal, Noruega e Polónia
  • Grupo B: Eslovénia, Dinamarca, Hungria e Ilhas Faroé