Gondomar separou 6,64 toneladas de resíduos
publicado a 2 de Novembro de 2017

Gondomar separou 6,64 toneladas de resíduos para reciclagem no âmbito do Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias”, da Lipor e municípios associados. Entre maio e outubro deste ano, Gondomar separou cerca de 21% do total dos 31.488 quilos produzidos em todos os municípios da Lipor, um valor muito acima da média por município que situa em 3,93 toneladas.

O Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias” a favor de causas sociais abrangeu, este ano, um total de 16 festas, romarias e eventos de caraterísticas similares, resultando na recolha de um total de mais de 31 toneladas de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal, vidro) e permitindo o seu encaminhamento para reciclagem.

Salienta-se que no material rececionado proveniente deste projeto não foi identificada nenhuma situação de não-conformidade, o que mostra a qualidade do material separado.

De forma a apoiar a implementação no terreno deste projeto, foram alvo de sensibilização presencial um total de 371 pontos comerciais presentes no recinto das diferentes festas, sendo esta dirigida sobretudo aos pontos de tipologia semelhante ao setor da restauração.

Mas o projeto não se encerra nesta fase, pelo que, seguidamente, terá lugar a atribuição de benefício às 10 entidades pelos diferentes municípios. No caso de Gondomar, o benefício será atribuído às corporações de bombeiros voluntários do Concelho.