“HEFESTO GDM 2019” evacuou 20.000 pessoas em Gondomar
publicado a 14 de Dezembro de 2019

Gondomar “assistiu”, esta madrugada, a dois incidentes graves que mobilizaram todos os agentes de proteção civil.

Após um “incêndio” a bordo de uma composição do metro, que seguia no túnel de Baguim do Monte, sucedeu-se a frenagem de emergência da composição, com a existência de feridos entre os passageiros. De seguida, no decorrer do retorno para o quartel e após a participação nas operações de socorro no acidente do metro, um veículo de socorro da corporação de bombeiros da Areosa/Rio Tinto “chocou” com um veículo pesado de transporte de matérias perigosas, provocando o derrame para a via e atmosfera de uma quantidade significativa de cloro que se encontrava no interior da cisterna.

Foram de imediato acionados todos os meios da Proteção Civil com a convocação da Comissão Municipal de Proteção Civil e o acionamento do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC), com a emissão de Declaração de Alerta para as freguesias de Baguim do Monte, Fânzeres e Rio Tinto. Seguiu-se a criação de um perímetro de segurança de 1,1 km em torno do local do acidente, procedendo-se à “evacuação e encaminhamento” dos habitantes da área afetada.

Este exercício CPX (Comand Post Exercise), em sala, visou testar o PMEPC e a capacidade de resposta da Comissão Municipal de Proteção Civil e do Serviço Municipal de Proteção de Civil com a envolvência dos Agentes de Proteção Civil e dos respetivos mecanismos de articulação e sistemas de apoio, testando sobretudo os fluxos de informação e a respetiva otimização na resposta aos sucessivos incidentes que se constituíram num verdadeiro teste e, simultaneamente, numa extraordinária oportunidade de melhorar a resposta do Sistema Municipal de Proteção de Civil de Gondomar.