Inaugurada a Rotunda Ciclista Paulo Ferreira
publicado a 20 de Abril de 2017

Foi hoje inaugurada, em Gondomar (S. Cosme) – na saída do IC 29, junto aos Carregais – a Rotunda Ciclista Paulo Ferreira em homenagem ao atleta que, ao longo de muitos anos, levou inúmeros prémios ao concelho e à terra que o viram nascer e crescer. A cerimónia de homenagem a Paulo Ferreira – que levou o nome da sua cidade e a garra das suas gentes além das fronteiras do desporto – contou com a presença do próprio, do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, acompanhado pelo Executivo, bem como vários presidentes de Junta de Freguesia, familiares, amigos, colegas de trabalho e admiradores.

Paulo Ferreira nasceu a 3 de setembro de 1970, em Gondomar, onde cedo se estreou no ciclismo. Inicialmente de forma amadora, “corria por gosto” incentivado por amigos, vizinhos e pelo seu próprio irmão, até a sua oportunidade surgir, quando conheceu Império dos Santos e se inscreveu no Centro de Ciclismo de Gondomar.

Nesta equipa gondomarense teve a oportunidade de demonstrar o seu valor sobre duas rodas, o que o levou a pedalar pela Tensai, Boavista e Sicasal, levando-o a mais vitórias e à internacionalização, como ciclista e atleta vencedor.

Em destaque, também, o monumento inaugurado, mesmo no centro da rotunda, por Marco Martins e Paulo Ferreira, que marcará para a posterioridade a dedicação, o orgulho e o carinho que o Executivo municipal nutre e dedica aos seus atletas. A estátua colocada no centro da Rotunda Ciclista Paulo Ferreira tem a forma de uma bicicleta de ciclismo, inspirada na que o próprio usava. Segundo o artista, Fernando Lage, esta obra de cerca de 200 quilogramas demorou algumas semanas a ficar concluída, sendo constituída na sua totalidade por bronze e ostentando o brasão do concelho.

Nas palavras do Presidente da Câmara e nas intenções do artesão, “esta estátua é uma homenagem ao grande ciclista Paulo Ferreira, muito querido por todos nós, gondomarenses, não sendo apenas uma merecida forma de apreço, mas também um incentivo ao desafio que o mesmo trava neste momento. É também dedicada a todos os ciclistas de Gondomar e a todos os atletas deste desporto”.