Lanche para todo o pré-escolar a partir de janeiro
publicado a 11 de Novembro de 2015

Todos os alunos dos estabelecimentos pré-escolares de todos os agrupamentos de escolas do Município de Gondomar vão ter direito a um lanche, durante os segundo e terceiro períodos deste ano letivo. A proposta foi aprovada, hoje de manhã, com três abstenções do PSD, em reunião pública de Câmara Municipal de Gondomar realizada no edifício da antiga Junta de Freguesia da Foz do Sousa.

Entre 4 de janeiro e 31 de julho serão fornecidas quase 180 mil lanches diretamente aos estabelecimentos de ensino em causa. Os lanches destinam-se às crianças que frequentam o prolongamento de horário (após as 15.30 horas), cerca de 1350 alunos. Este serviço atualmente é prestado diretamente pelos agrupamentos. A autarquia comparticipa a diferença entre o valor pago pelos encarregados de educação e o valor previsto no plano estratégico para a Ação Social.

A centralização do procedimento de aquisição na autarquia comporta várias vantagens como, por exemplo, a elaboração da ementa pela nutricionista da Câmara, a redução do custo unitário e a possibilidade dos encarregados de educação pagarem o serviço em simultâneo com as refeições, não necessitando de se deslocarem ao estabelecimento de ensino, através da nova aplicação informática para a educação.