Menção Honrosa do Prémio Geoconservação para o Parque das Serras do Porto
publicado a 21 de Abril de 2017

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto (constituída pelas Câmaras Municipais de Gondomar, Paredes e Valongo) recebeu, no passado dia 18, a Menção Honrosa do Prémio Geoconservação 2017, no preciso dia do primeiro aniversário da constituição da associação.

O júri de seleção, constituído por Mónica Sousa (Associação Portuguesa de Geólogos), Helena Fonseca (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Gonçalo Pereira (National Geographic Portugal), João Baptista Silva (ProGEO) e Mário Cachão (ProGEO-Portugal), analisou as oito candidaturas a concurso e decidiu atribuir o Prémio Geoconservação 2017 ao município de Arouca, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Arouca Geopark, com os projetos Rota dos Geossítios e Passadiços do Paiva.

Decidiu igualmente, como referido, atribuir a Menção Honrosa à Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, “pela qualidade da iniciativa de classificação destas serras como Paisagem Protegida Regional, valorizando em especial o seu rico património geológico”, como se pode ler na ata relativa à reunião do júri.

“Esta distinção no Prémio Geoconservação 2017 é mais uma confirmação da validade do projeto do Parque das Serras do Porto e um reconhecimento ao trabalho que as Câmaras de Paredes, Gondomar e Valongo estão a desenvolver neste domínio. É também uma boa prenda de primeiro aniversário à associação”, reconhece Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes e da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto.

“Excelente prenda de anos”, salienta também Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, considerando ainda o trabalho dos três municípios no desenvolvimento do projeto do Parque das Serras do Porto como “um bom exemplo daquilo que é possível sonhar e concretizar quando os responsáveis políticos, independentemente da sua sensibilidade política, dão as mãos”.

José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, também se congratula com distinção recebida: “O reconhecimento da qualidade do projeto Parque das Serras do Porto no dia do aniversário desta associação de municípios é muito positivo e encoraja-nos a trabalhar ainda mais para concretizar esta autêntica infraestrutura verde na Área Metropolitana do Porto. Um legado que queremos deixar para a região e para o país”.

O júri deixou ainda uma palavra de incentivo às outras seis Câmaras Municipais envolvidas nas candidaturas – Lousada, Nisa, Penacova, Ponte da Barca, Ribeira Grande e Sintra –, “para que continuem a promover os projetos em curso em prol da geoconservação”, lê-se ainda na ata do júri.