Câmara Municipal de Gondomar

Município “in blue”
publicado a 2 de abril de 2019

O Município de Gondomar aderiu, uma vez mais, ao Movimento “Light It Up Blue”, iluminando o edifício de azul o edifício dos Paços do Concelho e da antiga Escola Básica do Monte Crasto, onde funcionam atualmente vários serviços da Autarquia. O desafio, lançado pela Federação Portuguesa do Autismo, parceira de Autism-Europe e Autism Speaks, procura sensibilizar e consciencializar a população para uma problemática que afeta cada vez mais as crianças de hoje.

A iniciativa – que arrancou ontem, véspera do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo – prolonga-se até ao fim-de-semana.

No âmbito do desafio lançado pelo próprio Município, estão iluminados de azul edifícios dos agrupamentos de escolas À Beira Douro, Canedo, Rio Tinto, Infanta D. Mafalda, S. Pedro da Cova e Valbom, das juntas de freguesia de Baguim do Monte e Rio Tinto e o União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim.

O autismo é uma perturbação neurológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, de uma criança em cerca de 110 nos Estados Unidos da América (um rapaz em cada 70). É uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, pois afeta cerca de 67 milhões de pessoas no Mundo.

Esta campanha avança pelo décimo ano consecutivo, depois de, em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas ter distinguido a necessidade de consciencialização coletiva para os problemas do autismo.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.