Município vai ter recolha de animais num centro moderno
publicado a 1 de Novembro de 2018

A Câmara Municipal de Gondomar tem projetada para um terreno em Covelo a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROA) que dá resposta às limitações comprovadas da atual infraestrutura, no Parque da Cal, e que, simultaneamente, integra a ideia proposta e aprovada no âmbito do Orçamento Participativo de 2017. Para este efeito, está inscrita no Orçamento Municipal, ontem aprovado, uma verba de 500 mil euros.

O projeto, moderno e atualizado face às obrigações legais atualmente existentes, aponta para a construção de dois edifícios centrais, um de caráter municipal, de recolha e de tratamento de animais, e outro destinado a clínica veterinária, com receção/administração, instalações de espécie, “sala multiespécie”, celas semicirculares para isolamento e quarentena antirrábica, enfermaria, armazém de rações, armazém de equipamentos de captura/ limpeza, armazém de material limpo, cozinha, local para lavagem de material, sala de occisão, sala de higienização, lavagem de veículos, gabinetes veterinários, sanitários/duche e petshop.

Para o exterior está previsto um parque para 26 automóveis e um outro para autocarros, tendo em vista possíveis visitas de escolas, e ainda zonas de alojamento de animais, com um corredor central de serviço. Uma das valências CROA é a zona de lazer para quem o visita, com percursos pedonais, um pequeno bar e um recinto de treino para animais.

O espaço, numa grande zona arborizada, contempla as melhores condições existentes no Concelho, a avaliar pelos estudos acústicos já efetuados. Tem ainda a vantagem de estar já dotada de rede de abastecimento de água, de saneamento e de fornecimento de eletricidade.

Com vista à concretização do projeto, a Autarquia está em contacto com o proprietário do espaço, residente no Brasil, tendo em vista o estabelecimento de uma parceria que possibilite a sua utilização.