Oito anos e 100 mil árvores nativas depois: o futuro é sustentável?
publicado a 9 de Novembro de 2018

Reflorestação e sustentabilidade ambiental. Estas são as palavras de ordem do FUTURO – projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto (AMP), que, ao longo de oito anos de intervenção, levou à plantação de 106 mil árvores nativas em 174 hectares de terreno, potenciando a eliminação de 55 toneladas de poluentes da atmosfera por ano. Os resultados da iniciativa – que contou com a participação dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, mais de 16 mil voluntários e que já conquistou quatro prémios nacionais e internacionais – foram apresentados no livro “Oito anos e 100 mil árvores nativas depois”, numa sessão,realizada no campus Foz da Católica no Porto.

De acordo com Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, a “participação no FUTURO tem vindo a traduzir-se num real impacto na sociedade”, acrescentando que “o projeto das 100 mil árvores contribuiu, assim, para a sustentabilidade ambiental e respetivo impacto na saúde e bem-estar geral”. A este nível, destaque-se, por exemplo, a requalificação de cerca de 50 áreas de interesse turístico e de lazer e, ainda, a atração de cerca de 400 mil euros para as áreas intervencionadas.

O FUTURO é uma verdadeira sinergia metropolitana
A sessão de apresentação do livro esteve a cargo de Marta Pinto. De acordo com a coordenadora do Grupo de Estudos Ambientais da Católica no Porto, o sucesso da iniciativa deveu-se a “uma verdadeira sinergia metropolitana, que devolveu resultados muito positivos na gestão do território, da paisagem, e da cidadania”. Refira-se, ainda, que após várias distinções internacionais, o FUTURO arrecadou, em 2017, o prémio nacional “O Norte Somos Nós”, na categoria de Sustentabilidade. A participação na sessão é livre, mas carece de inscrição prévia.

Números
Desde o ano 2010 foram plantadas no município da AMP 106.019 árvores nativas nas serras e margens de rios

Eis alguns números a reter:

• 54.340 horas de voluntariado
  • 256 técnicos e operacionais envolvidos