Parque das Serras do Porto terá rede de percursos pedestres
publicado a 15 de Setembro de 2020

O Parque das Serras do Porto anuncia o início da empreitada que visa a implementação da rede de percursos pedestres, a qual deverá estar concluída em seis meses e representa um investimento de 230 mil euros. Os 19 percursos estão distribuídos entre 18 pequenas rotas, nos concelhos de Paredes, Valongo e Gondomar, e uma grande rota, de 257 km, transversal aos três municípios.

A previsão é que, daqui a mês e meio, três desses percursos estejam prontos, um em cada um dos três municípios e que, daqui por meio ano, estejam todas as rotas implementadas no terreno, o que totaliza mais de 250 km de extensão.

Do investimento de 230 mil euros, a maior parte destina-se ao mobiliário e sinalética a ser colocada, num projeto que contempla também um plano de comunicação e de informação acerca das rotas e uma aplicação web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo-lhes informação sobre o território que estão a visitar e os pontos de interesse.

Ontem, na cerimónia onde estiveram presentes os autarcas dos três concelhos, que juntos administram o Parque das Serras do Porto, foi também apresentado um projeto aprovado pelo Fundo Ambiental de preservação de rios, o qual vai permitir operacionalizar 9 km de margens ribeirinhas. Este projeto versará sobre uma parte dos rios Ferreira e Sousa, prevendo a limpeza das margens de plantas invasoras.

O Fundo inclui, ainda, a execução de três Laboratórios Rio. Estes projetos são de especial relevância para o Parque das Serras, pois irão contribuir de forma significativa para a valorização ambiental e turística desta paisagem protegida e da região.

A expetativa é de um elevado reconhecimento e recetividade por parte da população e dos visitantes pois, além da promoção territorial, esta empreitada será também relevante do ponto de vista da gestão desta paisagem protegida.