Parque Urbano de Rio Tinto já abriu
publicado a 21 de Junho de 2018

Terra molhada, terra abençoada. Foi assim, hoje de manhã, dia em que se celebra o 23.º aniversário da cidade de Rio Tinto, na inauguração do Parque Urbano de Rio Tinto, uma cerimónia que juntou, numa plantação simbólica de árvores, centenas de alunos do Concelho, do projeto Eco-Escolas.

“Uma promessa, um sonho que hoje cumprimos”, sintetizou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, aludindo ao orgulho que todos os gondomarenses devem ter neste equipamento, totalmente pago pelo Município. Em tempos, lembrou, “outros queriam ter aqui quatro torres de habitação, mas é por todos e para o futuro de todos”.

“Sempre acreditamos neste projeto”, disse ainda Marco Martins, que classificou o Parque Urbano de Rio Tinto como “o maior projeto de reabilitação urbana” do Concelho.

Também Nuno Fonseca, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, destacou a diferença entre o betão e este equipamento. “Obrigado Marco Martins e a toda a Câmara Municipal de Gondomar por terem sempre acreditado no projeto e nesta visão de futuro”, concluiu.

Os autarcas e alunos presentes plantaram depois árvores ao longo do parque com a ajuda dos jardineiros e técnicos do município.

O Parque Urbano de Rio Tinto é um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros, abrange 36.500 metros quadrados no centro de Rio Tinto e conta com equipamentos de lazer, lugares de estacionamento, um anfiteatro, uma esplanada, equipamentos desportivos e equipamentos caninos.

O Município de Gondomar adjudicou já a obra de construção do Parque Urbano de Fânzeres/São Cosme e pretende construir mais três parques urbanos ainda este mandato: o da Ribeira da Archeira, em São Cosme/Valbom, o Parque Urbano de São Pedro da Cova e o Parque Urbano e Desportivo de Ramalde, em São Cosme.