Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom aberto para nova temporada
publicado a 6 de Fevereiro de 2018

Pela quarta época consecutiva de pesca da lampreia e do sável, o Posto de Controlo e Registo de Pescado abriu para nova temporada. Até 30 de abril, os pescadores terão possibilidade de registar a sua atividade em Ribeira de Abade, Valbom. Este ano, os registos serão enviados por via eletrónica para a Docapesca, o que permitirá agilizar o processo de contabilização e comunicação às autoridades.

Em 2017, de 1 de fevereiro a 30 de abril, foram registadas no Posto de Registo de Ribeira de Abade, em 56 dias de atividade (mais nove do que no ano anterior, no mesmo período de tempo), 4192 lampreias – o maior número de ciclóstomos ali registados desde a sua abertura – com um valor global de cerca de 40 mil euros.

Apresentaram-se em Ribeira de Abade, além de pescadores de Gondomar, artesãos de Arnelas e de Avintes, Vila Nova de Gaia. A infraestrutura possibilita ainda a hipótese dos restaurantes interessados inscreverem-se no Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom adquirindo o pescado junto dos pescadores.

O Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom é fruto de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar e Vianapesca.