Quase duas mil PME Excelência distinguidas no Multiusos
publicado a 20 de Fevereiro de 2018

Gondomar recebeu hoje, no pavilhão Multiusos, a cerimónia de entrega de prémios PME Excelência 2017, num evento em que o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal homenagearam as empresas que conquistaram o estatuto PME Excelência no ano passado.

A cerimónia contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, das Secretárias de Estado do Turismo e da Industria, Ana Mendes Godinho e Ana Teresa Lehmann, bem como dos presidentes do IAPMEI, Marques dos Santos, e do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Marco Martins realçou a importância que Gondomar atribui às empresas e ao investimento, sendo exemplo dessa valorização a redução do valor das taxas para empresas que criem pelo menos 10 postos de trabalho no Município. “Um autarca que está no terreno, sente que a economia está a crescer, havendo mais projetos, mais indústria e mais confiança, obviamente também fruto de uma estratégia nacional, mas também da vossa vontade e do vosso empenho, que é hoje aqui reconhecido”, frisou o autarca.

Durante a cerimónia foram galardoadas empresas nas categorias de exportação, produtividade, criação de valor, crescimento, gazela, emprego, longevidade e turismo. Coube ao Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, encerrar a cerimónia, num discurso de agradecimento às empresas hoje distinguidas, mas também a todas as que, não o sendo, contribuíram durante o ano de 2017 para o maior crescimento da economia dos últimos 18 anos.

As empresas PME Excelência são selecionadas de acordo com critérios exigentes entre as empresas PME Líder, selecionadas num quadro alargado de parcerias com o sistema financeiro, tendo o estatuto PME Excelência a validade de um ano. Do universo das mais de 7 mil empresas que obtiveram o estatuto PME Líder, destacaram-se pelo seu excelente desempenho económico-financeiro 1947 distinguidas como PME Excelência 2017. A grande maioria das PME Excelência 2017 são empresas de pequena dimensão distribuídas de forma mais acentuada pelos setores da indústria, comércio e turismo.