Rota da Filigrana é apresentada no dia 20 no Multiusos
publicado a 8 de Março de 2016

A Rota da Filigrana vai ser apresentada no próximo dia 20, às 16 horas, no Multiusos de Gondomar, pouco antes do encerramento de mais uma edição da Ourindústria.

A ourivesaria é a principal atividade económica de Gondomar, valendo ao Município o título de "Capital da Ourivesaria". A filigrana, em ouro ou prata, ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais; de produção artesanal, é concebida em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, através de técnicas transmitidas de geração em geração.

A Rota da Filigrana pretende dar a conhecer e valorizar os genuínos ourives de Gondomar. Em todos os locais poderá adquirir diretamente e ao melhor preço peças únicas, conhecendo o seu autor e todo o processo produtivo. Conheça melhor a arte por detrás de um artigo de luxo, entre uma tradição milenar e o contemporâneo.

A Loja Interativa de Turismo de Gondomar, instalada na Casa Branca de Gramido, acumula a função de “Welcome Center Rota da Filigrana”. Neste espaço poderá obter informações sobre o circuito, agendar visitas às oficinas tradicionais e conhecer a história e importância desta indústria em Gondomar, através de uma exposição que ostenta o espólio municipal de Ourivesaria.

A visita às oficinas de filigrana carece de marcação prévia através do Gabinete de Turismo que acompanhará as visitas.