Seminário “Violência(s) no Ciclo da Vida” reuniu académicos, técnicos e forças de segurança
publicado a 29 de Abril de 2022

O seminário "Violência(s) no Ciclo da Vida" decorreu entre os dias 28 e 29 de abril, no Auditório Municipal de Gondomar, tendo reunido diversos académicos, técnicos, juristas e forças de segurança.

Promovido pelo Município de Gondomar, o seminário encontra-se inserido nos objetivos da Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em contexto familiar de Gondomar (RIVD de Gondomar).

Na quinta-feira, dia 28, o seminário abordou as diferentes temáticas da violência desde a infância à terceira idade, abordando a violência de género, a violência na infância, na adolescência, e os abusos praticados contra idosos. De referir a multidisciplinariedade do painel de preletores e moderadores, originários das mais diversas instituições: desde académicos, técnicos do Município, de entidades do terceiro setor e do movimento associativo, até elementos da Polícia de Segurança Pública e do DIAP. Todos concorreram para a discussão e análise das estratégias de prevenção, estudo e combate a este grave problema social.

Na sexta-feira, dia 29, decorreram decorreram em simultâneo três workshops subordinados aos temas: "Entrevista forense com crianças vítimas de abusos", "Intervenção com agressores" e "Intervenção com vítimas migrantes: Violência Doméstica". Os três workshops alcançaram o limite máximo de inscrições nas primeiras horas após a divulgação do programa completo, permitindo, de forma muito participada, refletir sobre a complexidade da problemática da Violência.

O encerramento dos trabalhos deu-se com a apresentação e discussão dos resultados entre os diferentes grupos de trabalho, seguida pela recriação simbólica de um Laço Humano, relativo ao mês de abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Pensar sobre a importância da identificação de situações de violência doméstica, de maus-tratos na infância e nos idosos, pensar sobre a necessidade de mais segurança e justiça, sobre a mudança de atitudes, os paradigmas e a cultura institucional; bem como adquirir saberes traduzidos em modelos de trabalho mais adequados ao território de Gondomar, foram os principais desafios lançados aos participantes.

A RIVD de Gondomar tem como objetivo agilizar procedimentos de referenciação de casos de vitimação, tornando mais célere e eficaz a intervenção nas situações de violência doméstica e familiar, no concelho de Gondomar.